sábado, 21 de setembro de 2019

CUMPRE-SE A TRADIÇÃO. CHOVE PELA FEIRA D'AIRES

“Acho mais sinceros os dias de chuva. Nos dias que em chove ponho-me a pensar que não sou só eu que vivo arreliado. Depois, o cheiro da terra molhada é que me faz de novo animar.”
(Almada Negreiros)
Já chove no Meu Alentejo. A terra gretada pela secura que parecia chorar lágrimas secas pela chegada da chuva, as lágrimas molhadas, já liberta o inconfundível cheiro de que falava Mestre Almada e que me deixa mais animado.
E cumpriu-se a tradição. Dizem os Velhos, como o Mestre Zé Marrafa, que quando não chove pela Feira de Ferreira do Alentejo que decorreu no fim-de-semana passado, chove com certeza pela Feira d'Aires, aqui neste Alentejo, que se realiza na semana seguinte, este fim-de-semana. E chove bem acompanhada agora de trovoada.
Creio que já não vai complicar muito as vindimas e permite que as azeitonasfiquem mais gradas, estão leves da secura.
Esta chuva vai também lavar o pó e tudo fica mais bonito.
Vai começa a aparecer algum verde na terra, que ficando mais branda da água que a amolece já pode ser fabricada e daqui a pouco podem iniciar-se as sementeiras. Vai começar o tempo das couves.
A terra vai ficar melhor, já chove no Meu Alentejo.

Sem comentários: