segunda-feira, 19 de maio de 2014

DEFINITIVAMENTE, NÃO SOMOS UM PAÍS DE DOUTORES

"Mais de 70% dos portugueses que trabalham por conta própria têm apenas o ensino básico"

De acordo com dados da PORDATA hoje divulgados e considerando os 28 países da UE:
Portugal, apesar dos progressos, tema terceira pior taxa de abandono escolar entre os 18 e os 24, 19,2%, apenas superada por Espanah e Malta. A média da UE é 11.9%;
Entre os 25 e os 64 anos apenas 40% dos portugueses completaram o secundário, o pior da União. A média é superior a 75%;
70.6% dos trabalhadores portugueses por conta própria não tem o secundário completo, a taxa mais baixa, de novo, aliás, 71% tem apenas o ensino básico. Na União a média é de 24.3%.
Os trabalhadores por conta de outrem sem o secundário é 50.4% face à média de 17.9%
da União;
Finalmente, uma chamada de atenção para o facto de que dos 15.1% de portugueses que têm formação superior, boa parte está a emigrar por razões conhecidas, acentuando este baixo nível de qualificação.
Como muitas vezes tenho afirmado, os dados desmentem, mais uma vez, a perversa e errada ideia do "país de doutores" que se foi instalando com o precioso auxílio de uma imprensa preguiçosa e negligente pois não corresponde à verdade e que alimentando a ideia de que "estudar não vale a pena", representa um verdadeiro tiro no pé. Promove ainda o risco dos cidadãos desinvestirem em projectos de vida que passem pela qualificação, a verdadeira alavanca do desenvolvimento e, portanto, do futuro.

Sem comentários: