quarta-feira, 21 de maio de 2014

A LER ATENTAMENTE, "EDUCAÇÃO, A ÚLTIMA A PERDER!"

Educação, a última a perder!

Tal como a esperança, a Educação deverá ser a última a perder!
(...)
"Sintetizando, um olhar sobre estes últimos tempos da educação não pode deixar de nos causar alguma inquietação. Sabemos que a educação, a qualificação, é mais sólida ferramenta de construção de projectos de vida viáveis e sustentados e de promoção de mobilidade social.
A maioria das famílias irá, evidentemente, manter os seus filhos nas escolas públicas que sofrendo forte desinvestimento terão menos recursos, apoios e autonomia e em que os professores serão obrigados a funcionar num registo de "contents delivery" a turmas enormes de alunos que através de sucessivos exames passarão por uma espécie de "darwinismo educativo" sobrevivendo os clientes mais fortes, sendo os mais fracos enviados para o "trabalho manual".
Sopram ventos adversos, são os mercados a funcionar, dizem, também na educação. Os clientes mais "favorecidos", para utilizar um eufemismo frequente, comprarão bons serviços educativos e os menos "favorecidos" ... assim continuarão.
Sendo certo que importa racionalizar custos e optimizar recursos, combatendo desperdício e ineficácia, o caminho que temos vindo a percorrer é justamente o contrário, o desinvestimento na educação, do básico ao superior com custos que o futuro se encarregará de evidenciar.
Está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo.
O empobrecimento e o desinvestimento em educação nunca poderão ser factores de desenvolvimento.
Sopram ventos adversos."

(Notas de Atenta Inquietude)

Sem comentários: