quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OS DEUSES ESTÃO ZANGADOS

Agora que me sentei para tentar que as letras se juntem em torno de algo com sentido noto, oiço, a trovoada que lá vai fora. No espaço onde escrevo, um sótão, já mais perto do céu, a trovoada fica mais próxima.
Lembrei-me de quando era miúdo e do pavor que sentia nas noites de trovoada. Diziam-me lá em casa que era deus que estava zangado e eu, não sei se por medo de deus, por alguma culpa que me pesasse face às diabruras com que me entretinha ou se "apenas" por medo do barulho e dos relâmpagos, ficava assustado com a cabeça debaixo da almofada, de olhos muito fechados, à espera que a trovoada se afastasse para só então ser capaz de dormir.
Eu acho que a trovoada de hoje deve ser também porque os deuses estão zangados, muito zangados. Os deuses inventaram-se para que as pessoas se sintam mais felizes e as pessoas, a maioria das pessoas, estão infelizes, muito infelizes. Eu acho que os deuses não gostam de ver tanta gente infeliz e estão zangados, ralham com a gente que faz infeliz a outra gente.
Será que alguém os ouve?
Mais provavelmente sou eu, e só eu, que ainda tenho medo da trovoada.

1 comentário:

Parapeito disse...

Andei por aqui a saltitar...e parei neste porque me identifiquei nele...
Também eu tinha em criança muito o costume de ouvir dizer...que quando havia muita trovoada...era Deus a ralhar...lembro-me de ficar apreensiva por Ele estar logo a ralhar comigo...felizmente que alguém um dia me disse que nao era a ralhar...mas antes a mudar os moveis de sitio...fiquei muito mais aliviada, se bem que ás vezes ficasse a pensar...que muito mudava Ele os moveis...
Hoje...acredito que Ele tem muitos mas muitos motivos para andar zangado...e não sei quando se vai fazer silêncio lá pelos céus...por isso já estou a preparar uma resposta para quando o meu neto me perguntar porque está a trovejar...vou ser directa e explicar que os trovões são o ruído que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar... De certeza que ele assim vai puxar pela imaginação.
Brisas doces para todos**