quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A TROCA DOS MUNDOS NA ILHA DAS FLORES

Ao fim de uns dias neste encantamento que é a Ilha das Flores, o lidar da vida revela uma curiosidade. Apesar da proximidade que a net, ainda que pouco acessível, e o imprescindível telefone permitem, ao fim de uns dias começamos a perceber, a sentir, a distância, no seu sentido mais físico, relativamente à circunstância que somos, o nosso mundo.
Depois da descoberta mágica dos primeiros dias e da sede obsessiva de conhecer, de ver, de descobrir e da perplexidade a cada curva, parece dar-se uma aquietação que torna mais familiares espaços, paisagens, pessoas, que nos não são de todo próximas.
Simultaneamente e ao contrário, instala-se de mansinho uma sensação de lonjura, de afastamento, do meu mundo, que é curiosa e estranha.
Ganha novo sentido para mim a escrita de Herberto Helder que está no cabeçalho do Atenta Inquietude, "E o mundo ..., sou eu que o contemplo, é ele que me contempla, ou trocamo-nos?"
Na verdade, eu não sou daqui, o meu mundo não é deste reino, como diria João de Melo, por coincidência um açoriano de S. Miguel, começo a sentir-me longe do meu mundo, o que é bom e mau, mas, devagar, começo a ganhar o tempo e o modo, ou seja,  começamos a trocarmo-nos, este mundo e o mundo que eu sou e carrego.
Esta narrativa tem um final antecipado. Vou voltar rapidamente para o meu mundo, e guardar bem guardados os momentos de paraíso que descobri e vivi neste mundo mágico que é a Ilha das Flores.

Sem comentários: