terça-feira, 21 de agosto de 2012

A PEGADA ECOLÓGICA

Apesar de serem passos pequenos e dados vagarosamente, como diria o Ministro Vítor Gaspar com a sua enorme sabedoria bem humorada, ou seja, um pé atrás do outro, vamos aliviando a pegada ecológica.
Um dia destes, na minha praia de sempre, aliás, a melhor praia do mundo, a Costa da Caparica, na montra, areia e mar, evidentemente, porque as traseiras são um filme de terror urbanístico-civilizacional, assisti a uma cena curiosa.
Um miudito, como todos os miúdos de todos os tempos, pede ao pai um gelado quando passa a senhora que foge da ASAE e da Polícia Marítima que, não conseguindo chegar ao peixe grosso, ataca o peixe miúdo, está mais à mão e é mais fácil. O pai, como todos os pais de todos tempos, resiste aos dois primeiros pedidos mas, obviamente, compra o gelado à criancinha que começa cedo a perceber as vantagens da persistência e do empreendedorismo.
Depois de "descascado" o gelado, o papel é solto à brisa da praia, qual papagaio colorido. Aqui o pai, levanta-se, de novo, da sua cadeirinha de praia e corre até alcançar o papel que traz e guarda num saco.
Pensei para comigo, na verdade "The times they are a-changin'", como diria o velho Dylan.
Entretanto, o pai volta à sua cadeira e quando se senta, dá uma olhadela furtiva à sua volta e com o pé atira um punhado de areia para tapar um montinho de pontas de cigarro que tinha acumulado ao lado da cadeira.
Fui para o mar mergulhar o meu desencanto. Como quase sempre, a água estava fria, as águas da Costa são frias, faz parte do encanto.

Sem comentários: