quarta-feira, 28 de março de 2012

O MUNDO DE BUROCRACIA QUE NOS ESMAGA

O Público noticia a intenção do Governo de eliminar a necessidade de prova anual da situação de doença crónica ou de deficiência já comprovadas por junta médica. O procedimento que tem sido exigido não tem qualquer tipo de justificação para além de permitir o embolsar de uns irrelevantes euros. Este processo é um, apenas um entre milhares, da teia burocrática em que ainda estamos enredados. O Governo verificou isso mesmo através do entupimento de pedidos de junta médica para atestar quadros de clínicos e de deficiência já reconhecidos e atestados. Incompreensível.
Por coincidência e neste contexto ontem passámos por uma experiência inolvidável. Havendo lugar ao pagamento de uma despesa relativa a um espaço no cemitério e que habitualmente se podia fazer pela net, coisa que este ano não aconteceu, deslocámo-nos à loja do munícipe para proceder ao pagamento. Fomos informados que por decisão do dia anterior, por parte do município, o pagamento deveria ser na junta de freguesia para onde nos encaminhámos. Uma senhora que na véspera não pôde pagar por se ter esquecido do nº de contribuinte, ontem também não pôde pagar porque já não era ali, tendo-se deslocado em vão vários quilómetros com custos significativos. Na junta de freguesia, após uma luta renhida com um sistema informático que manifestamente não entendia e depois da troca de várias informações, uma funcionária diligente e em permanente conversa lateral com as colegas lá conseguiu aceitar o pagamento. Quando referimos que habitualmente pagamos pela net, disse-nos que o poderíamos ter feito. Estranhámos e lembrámos a senhora que sem a referência e sem o montante não o poderíamos fazer. Alegremente reconheceu que tínhamos razão. Ainda bem, ficámos contentes e já lá iam três horas neste enleio como se chama no meu Alentejo.
Para dar mais colorido, uma senhora muito aflita pedia na junta que lhe atestassem, não percebi para que efeito, que ela, não sendo casada, vivia com um determinado senhor. Achei muito interessante esta ideia dos eleitos do povo poderem saber e atestar com quem cada um de nós vive e em que circunstâncias. Notável.
Só mais uma pequena nota, uma mãe de uma jovem adulta deficiente profunda também aguardava desesperada, pela espera, pelo preço e pela inutilidade repetida, que a junta de freguesia atestasse, mais uma vez, a condição de deficiência com que a sua filha, e ela, vivem desde que moça nasceu.
Tudo isto provoca, à vez, revolta, indignação, riso, desespero, perplexidade, etc. No entanto, dá para perceber alguns dos muitos problemas que nos incomodam.
As agruras porque passa um cidadão funcionam ao contrário, são a prova de vida de muitos serviços que apenas existem porque sim, as suas competências e funções não estão ao serviço do cidadão, estão contra o cidadão, sendo, no entanto, suportadas pelo cidadão, nós.
Até quando?

Sem comentários: