quinta-feira, 15 de março de 2012

OS PARALELOS DO RITMO

A imprensa relata a situação de um cidadão que, tendo sido condenado em tribunal a entregar a sua carta de condução, requereu uma segunda via o que lhe foi providenciado.
A notícia deixará alguns surpreendidos e outros preocupados, pois com o alerta não poderão recorrer a este expediente que era conhecido. Como é de esperar, existe sempre alguém que descobre e usa os alçapões, fragilidades ou incompetências do nosso funcionamento administrativo.
O caso é explicado de forma simples, um serviço é responsável pela aplicação das contra-ordenações e um outro serviço é responsável pela emissão das licenças de condução. Como as respectivas bases de dados "não se encontram interligadas", lá está ...
Como é evidente, o problema parece de extrema dificuldade e talvez se torne necessário um Grupo de Missão, uma Comissão de Especialistas que estudem a situação e, finalmente, proceder à adjudicação directa a uma empresa de software, de preferência estrangeira, da sofisticadíssima tarefa de cruzar duas bases de dados.
Ao que consta, existe um Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), uma Agência para a Modernização da Administração (AMA), o SIMPLEX e, provavelmente uma série de outras estruturas, mais ou menos desconhecidas, que alimentam ... a dinâmica da inércia.
Esta edificante situação de quem, naturalmente, ninguém é responsável, faz-me recordar uma expressão que usava na adolescência, "estes tipos parecem os Paralelos do Ritmo, por mais que toquem ... nunca se encontram".

Sem comentários: