segunda-feira, 5 de março de 2012

AS SONDAGENS E OS AVESSOS

Integrado no seu aniversário, este companheiro diário, o Público, por um dia dirigido por José Gil, realizou uma "sondagem imaginária" orientada pela ideia genérica "O estado da nação e o seu avesso", ou seja, explorar a relação entre aquilo que os dados oficiais dizem sobre nós e o que não dizem, o avesso.
O trabalho é muito interessante e justifica leitura atenta. Nas margens deste trabalho deixo duas brevíssimas notas.
Em primeiro lugar e sobre a ideia de sondagem, os dados oficiais, que nos dizem a verdade, que nos retratam objectivamente, julgo de recordar um excerto de um texto de Sam the Kid:  
"Eu sou a percentagem que a sondagem nunca mostra
Eu sou a mente exausta da miragem mal composta
Eu sou a indiferença e a insatisfação
Eu sou a anti-comparência, eu sou a abstenção"
Na verdade, a realidade, as realidades dificilmente cabem nos dados oficiais, têm avessos que  não são fáceis de captar.
Como segunda nota, uma história sobre avessos.
Era uma vez um homem chamado Inventor. Gostava imenso de inventar máquinas esquisitas para realizar coisas esquisitas. Um dia, depois de muitos e demorados esforços achou que tinha feito a invenção da sua vida, tinha inventado uma máquina fotográfica que fotografava o avesso das pessoas. Quando achou que a máquina estava pronta começou a experimentar nas pessoas que conhecia e nos seus vizinhos. Divertiu-se imenso com os resultados, Encontrava paisagens bonitas e feias. Registou paisagens tristes e também paisagens divertidas. Encontrou paisagens de bem-estar e paisagens de mal-estar. Fotografou paisagens mais pequenas e paisagens sem fim. Fotografou paisagens nítidas e paisagens com pouca nitidez. Até encontrou paisagens a preto e branco e paisagens a cores. Sempre fotografando o avesso das pessoas, é claro. Estando o Inventor convencido da extraordinária capacidade da sua máquina resolveu experimentá-la de novo, agora fotografando as pessoas importantes da sua terra, sentia-se curioso por ver o seu avesso.
O Inventor ficou surpreendido, na sua maioria as fotografias estavam em branco, não havia nada para ser fotografado no avesso daquela gente importante.

Sem comentários: