quarta-feira, 15 de junho de 2011

PREOCUPADOS MAS DESATENTOS

Mais uma tragédia. Desta vez, com uma particularidade, além da trágica morte da criança num lago, temos um cenário de creche ilegal, outra área que de vez em quando é notícia pelos piores motivos. Estamos no começo do Verão e todos os anos ocorre um número inaceitável de acidentes que vitimizam crianças por afogamento.
Continuamos a ser um dos países europeus em que as crianças mais são vítimas de acidentes domésticos. Nas mais das vezes verifica-se alguma negligência ou excesso de confiança da nossa parte, adultos, na vigilância dos miúdos.
O que me parece importante sublinhar é que num tempo em que os discursos e as práticas sobre a protecção da criança estão sempre presentes também se verifica um número altíssimo de acidentes mortais o que parece paradoxal. Por um lado, protegemos as crianças de forma que, do meu ponto de vista, me parece excessiva e por outro lado e em muitas circunstâncias, adoptamos atitudes e comportamentos altamente negligentes e facilitadoras de acidentes que com a inexperiência e à vontade próprias dos mais pequenos podem ter consequências trágicas.
A culpa que alguém pode carregar depois de uma episódio desta natureza será, creio, suficientemente forte para que deixemos de lado o aspecto da culpabilização embora neste caso sejam de apurar responsabilidades sobre a existência da creche ilegal, mais uma.
Como sempre nestas matérias, a segurança dos mais novos, não vale a pena pensar que só acontece aos outros. De vez quando o céu desaba para cima de nós.

Sem comentários: