quinta-feira, 9 de junho de 2011

A HISTÓRIA DO POETA

Um dia destes estava o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, a arrumar umas obras que tinham oferecido à escola, quando entrou o Tiago.
Olá Tiago, estás bem?
Estou Velho, estamos no intervalo e calhou entrar. Olha lá, os poetas são os escritores que escrevem versos como os que estão no livro, não é Velho?
Sim, os poetas escrevem poesia a que tu estás a chamar versos, porquê?
A Professora agora na aula, depois da ficha do livro, disse para a gente escrever só três ou quatro linhas sobre o que gostávamos de ver acontecer. Eu escrevi isto, não podia escrever mais, lê lá.

"Eu gostava que deixasse de haver guerras. Também gostava que as pessoas tivessem empregos porque é mau não ter emprego como o meu tio e a minha tia. Gostava que os pais tivessem mais tempo para brincar com os filhos e que a escola não fosse o dia todo inteiro. Gostava que a Joana gostasse de mim, eu gosto dela, mas acho que ela não gosta de mim."

Está engraçado. Mas não percebo a tua dúvida.
A professora leu alto para a turma toda o que escrevi e depois disse, "Este Tiago é um poeta". Mas isto não tem versos pois não?
Eu acho que entendo, vamos lá a ver se te explico.
Agora não Velho, vai a Joana a passar ali, vou atrás dela, eu gosto mesmo dela.
É por isso que és um poeta Tiago.
Ainda gritou o Professor Velho.

Sem comentários: