quinta-feira, 16 de junho de 2011

DESCALÇA NA RELVA? Não, tem bichos, ficas doente

Hoje mesmo no finzinho da tarde ainda tive tempo para a minha corrida no Parque da Paz, um espaço enorme cheio de relvados e sombras por onde sabe bem andar.
A certa altura passei por um grupo familiar e a minha estonteante velocidade deu para perceber que uma gaiata pequenina vinha descalça ao colo do pai e pedia para que ele a pusesse no chão relvado. Ouvi o pai dizer que não se pode andar descalço, para ela não ser teimosa porque se quis descalçar e agora tinha que ir ao colo. Para convencer a criança, falava-lhe, cito "os bichos que estão no chão, da quantidade doenças que apanharia de andar na relva descalça" e mais que entretanto já não ouvi. Reparei ainda que a criança vinha a comer qualquer coisa do tipo dos pacotes de fritos ou similares.
A cena deixo-me a pensar o que ajuda a cumprir o treino. Aquele pai altamente preocupado com os riscos gravíssimos de andar descalço num relvado bem tratado e, habitualmente, sem a visita dos cães, achava natural a criança comer qualquer coisa hipercalórica certamente muito perto da hora de jantar.
Esta atitude ilustra, de novo, algo que entre nós está muito presente, um aparente discurso de preocupação que, embora se perceba, eu diria excessiva, com muitas das actividades que as crianças podem, eu diria devem, fazer e, ao mesmo tempo, somos frequentemente negligentes com aspectos verdadeiramente graves de que cito como exemplos o enorme número de acidentes domésticos com crianças, ainda ontem morreu mais uma criança num laguito no jardim da casa onde estava e a obesidade infantil que já é um problema sério de saúde pública.
Muitas vezes, estes pais que protegem tanto as crianças dos riscos de andar descalço, por exemplo, estão também entre os que descansam, no seu entendimento, quando as crianças estão "livres de riscos" no quarto, sós, atadas a um ecrã.
Deixem lá os putos andar descalços e rebolar na relva. E já agora juntem-se a eles. Faz bem a todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

É por estas, e por outras, que adoro o anúncio da Skip: "Como é bom sujar-se!" :)

Anónimo disse...

Não compreendo...
A conversa que tenho com a minha filha é o quanto lhe fica bem o verde nas canelas.
E é verdade que combina com os olhos.