quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AGORA JÁ SOU ESPERTO

Como quase sempre acontece ao intervalo, a Professora Maria João, pela primeira vez na escola e com um grupo do 2º ano, encontrou o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, na sala de professores a aquecer-se com o chá.
Olá Maria João, és das primeiras pessoas que vejo hoje entrar com um sorriso na sala de professores.
É verdade Velho, vinha a rir-me ainda da conversa de há minutos com o Gonçalo. Ele tinha acabado um trabalho e veio mostrar-me. Conheces o Gonçalo, aquele pequenito com um olhar vivo e sempre a fazer perguntas.
Sim conheço e então que aconteceu?
Disse-lhe que o trabalho estava excelente, ele olhou para o trabalho e para mim alternadamente e acabou por me perguntar "Professora, agora já sou esperto?". Fiquei um pouco admirada com a questão e perguntei-lhe porque a colocava. Explicou-me que a colega, a professora do ano passado estava sempre a dizer que ele era burro e que nunca fazia as coisas bem feitas. Lá lhe disse que o achava um miúdo esperto que quando se organizava para fazer os trabalhos os fazia bem feitos. Nem imaginas o que ele me disse a seguir, Velho.
Agora estou curioso.
Abriu bem os olhos, que se riam mais do que a boca, e disse-me que ia dizer à mãe que agora já era esperto. Ela vai ficar muito contente, acrescentou.
Pois é Maria João, nós professores não poderemos tornar os miúdos mais espertos mas, estranhamente, podemos torná-los mais burros.
Tens razão Velho, às vezes, alguns de nós esquecem-se disso.

Sem comentários: