segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CLIMA DAS ESCOLAS EM ALERTA VERMELHO

"A competição entrou nas escolas. Os professores brigam para conseguirem subir na carreira. Colegas avaliam colegas a competir pela mesma vaga. Quem dá aulas de História avalia quem dá aulas de Filosofia. Licenciados em Inglês avaliam licenciados em Francês. Directores com formação em Matemática ou em Biologia obrigados a avaliar coordenadores de Geografia, de Português e quem mais tiver de ser. Avaliadores submersos em fichas de avaliação, relatórios de auto-avaliação, aulas assistidas, reuniões ou entrevistas com os que se candidatam às notas mais altas - Muito Bom e Excelente. Avaliados ressentidos e avaliadores atormentados."
Este texto é um excerto retirado de um trabalho do I sobre o clima instalado nas escolas pelo modelo de avaliação de professores que está em aplicação e a seis meses do final deste ciclo avaliativo. Este breve descrição justifica o título que vai ao encontro da terminologia que se instalou entre nós.
É habitual que quando se discute a avaliação os professores se levantem de imediato algumas vozes que entendem a discussão das formas e modelos de avaliação como sinónimo de recusa de avaliação. Para que fique claro e como será óbvio, a avaliação séria e eficiente dos professores com implicações funcionais e na carreira é uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da qualidade dos processos educativos bem como da defesa da própria classe docente que, com demasiada frequência, é desconsiderada de forma generalizada a partir de discursos ou comportamentos minoritários.
Dito isto, parece também necessário analisar o impacto que terá no clima nas escolas o funcionamento de um modelo complexo, incompetente e burocratizado. É sabido que os níveis de cooperação entre professores são uma das bases para o bom funcionamento das escolas e dos processos educativos. Este modelo ao colocar em confronto professores que competem pelas mesmas vagas determinadas pelas quotas definidas pelo ME é um atentado à cooperação.
A burocratização e complexidade, a subjectividade presente em muitos dos aspectos a avaliar torna o processo algo de infernal e contributivo para o abaixamento da qualidade do trabalho dos próprios "avaliadores".
Lamentavelmente, ainda não é desta que o ME acertou num imprescindível modelo de avaliação dos docentes.

1 comentário:

José Camacho disse...

O clima é, de facto, alarmante para quem trabalha em educação. Concordo em absoluto com a necessidade de avaliação para, entre outras coisas, promover a imagem da classe docente junto da opinião pública e minimizar o desgaste da função. Como em tantas outras matérias sensíveis, parece existir um défice no planeamento das medidas, sem calcular devidamente as implicações a médio e longo prazo. Algo vai muito mal na nossa política, quando os critérios financeiros se sobrepõem à necessidade de qualidade no sistema educativo, como condição essencial para o desenvolvimento sustentado do país.