domingo, 27 de dezembro de 2009

O CANTE

Esta noite no meu Alentejo houve festa. A Associação de Cantares Populares Seara Nova, do meu Alentejo, organizou um serão alentejano convidando para a festa o Grupo Coral e Etnográfico, o Grupo Coral da Velha Guarda e o Grupo Coral Feminino, um dos poucos grupos de cante alentejanos só com vozes femininas.
O velho Zé Marrafa tinha-me dito que ia cantar, faz parte do Grupo da Velha Guarda, e a mulher canta no Grupo Feminino. Uma noite cheia de Alentejo. O cante alentejano sempre tem o condão de emocionar. Há nele uma força que não consigo explicar, também não é preciso, é apenas um milagre do ouvir e do sentir.
O velho Marrafa dizia-me no fim que foi pena terem cantado poucas modas mas como eram mais grupos teve que ser assim. Eu acho que ele tem razão, todos podiam ter cantado mais modas.
A noite não estaria tão fria como está agora.

Sem comentários: