domingo, 6 de dezembro de 2009

PROTECÇÃO CIVIL

De há uns anos para cá habituámo-nos ao diligente esforço dos serviços de protecção civil, através agora da Autoridade Nacional de Protecção Civil, de nos informarem sobre condições adversas que podem afectar o país. Já não estranhamos os sistemas de alerta por cores que, caso deste fim-de-semana, nos é constantemente lembrado, informando-nos dos distritos em alerta e qual a cor, gravidade, desse alerta. No que respeita ao mau tempo estes alertas são importantes pois permitem antecipar, prevendo e agindo, as consequências de negligência e incúria que levam a linhas de água, caleiras e sarjetas obstruídas e as inundações previsíveis. É certo que dão sempre boas imagens para arranque dos telejornais mas seriam dispensáveis.
Dito isto, considero que a Autoridade Nacional de Protecção Civil prestaria um serviço ainda mais relevante se conseguisse instituir um sistema de alertas contra as ameaças que impendem sobre o país, que não as meteorológicas.
Seria útil, só para dar alguns exemplos, ficarmos em alerta laranja contra os perigos da corrupção, em alerta amarelo face à baixa qualidade dos actores e à degradação da vida política, em alerta vermelho pelas variadas consequências da crise, sobretudo ao nível do desemprego.
A enveredar por esta área de preocupações a Autoridade de Protecção Civil não teria descanso. Em todo o caso, para nós cidadãos não seria pior, no fundo, quem te avisa teu amigo é.

3 comentários:

Unknown disse...

Por achar que o vermelho não é suficiente para o alerta relativo à degradação da vida política, proponho a criação e aplicação do alerta-cor-de-vinho!

Quanto à cobertura noticiosa prestada a estas coisas, confesso-me desapontado. Esperava, a qualquer momento, ver passar pela janela do 5º andar onde vivo um pinheiro bravo, duas vacas e um renault 5... Já são 17h10m e até agora nada, nem vento, nem chuva, nem neve... nada!!

um abraço

Xico Xicão disse...

Epá, vi agora meia duzia de renas, a circundar a minha janela...Ups, atrés vem o Pai Natal. Viva!
Abraço. Não te desapontes Palimpsesto...

Anónimo disse...

Quem te avisa teu amigo é! Já dizia o meu velho...