terça-feira, 29 de setembro de 2009

UM CARREGO MUITO GRANDE

Na minha terra usa-se o termo carrego com frequência. Estava até há pouco a passar os olhos por alguns recortes de imprensa que, hábito antigo, vou guardando e dei com duas ou três referências às preocupações expressas, designadamente, por pais e professores sobre o peso excessivo que as mochilas escolares dos miúdos carregam. É verdade, torna-se necessário estar atento a este problema pelas óbvias consequências que daí poderão advir.
Há alguns dias falei aqui de outros elementos constantes nas mochilas dos miúdos que não parecendo fisicamente pesados não deixam de conter riscos que devem ser seriamente considerados, falava eu dos medos que muitos miúdos transportam consigo.
Sobre o carrego das mochilas gostava ainda de chamar a atenção para um outro componente também presente muitas vezes, e que, igualmente, solicita atenção. Refiro-me à pressão, às pressões, que muitas vezes são colocadas nas mochilas. Pressão para a excelência escolar, pressão para um comportamento irrepreensível, pressão para corresponder às expectativas de pais ou professores, etc.
Como é óbvio, é importante que os miúdos e adolescentes sintam que existe interesse e empenho dos adultos nos seus desempenhos, em qualquer área, mas também é verdade que uma pressão excessiva pode ter efeitos bastante negativos. Existem muitas crianças e jovens que, por razões diferentes, não lidam bem, não é fácil, com níveis de pressão demasiado altos. Uma sociedade que está a ficar hiper-competitiva é, por si só, um enorme factor de pressão que contamina os adultos, pais e professores, que fazem, muitas vezes de forma bem intencionada, derivar para os mais novos essa pressão para o sucesso.
Pode ser um carrego muito grande.

Sem comentários: