quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TOMAR CONTA DA CABEÇA

O Francisco entrou na escola para ir saber algumas coisas sobre o início das aulas, ver se encontrava colegas e novidades das férias.
Encontrou o Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros e ficaram um bocado de conversa, naturalmente sobre o fim das férias e o próximo começo das aulas. O Francisco de vez em quando tem assim uns comportamentos na sala de aula pouco apreciados, sobretudo fala e sai-se com umas frases a despropósito que fazem rir os colegas e aborrecer os professores.
O Velho aproveitou a conversa para abordar o comportamento do Francisco tentando que as coisas possam correr melhor no novo ano.
Velho, eu percebo isso que estás a dizer, mas explica-me uma coisa. Quem é que manda na tua cabeça, quer dizer, no que tu pensas e no que tu dizes?
Bom Francisco, cada pessoa é capaz de pensar por si e decidir as coisas na sua cabeça.
Então nunca te acontece pensares coisas que não querias pensar e dizeres coisa que não querias dizer?
Claro que acontece Francisco, por isso …
Vês, tu és Velho, és Professor e às vezes pensas coisas que não queres e também dizes coisa que não queres. Para mim que sou mais pequeno e não sou professor ainda é mais difícil tomar conta da minha cabeça. Os mais velhos deviam saber isso.
Sim, mas repara que …
Adeus Velho, vai ali o Manel, tinha-me dito que trazia a consola dele, tenho que ir ter com ele. Vê lá se aprendes a tomar conta de ti.

Sem comentários: