sexta-feira, 27 de abril de 2012

A BEM DA NAÇÃO

Se bem estão recordados, em Novembro de 2011, João Duque, o responsável do Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo para definir serviço público, defendeu que "a bem da Nação”, a informação emitida pela RTP Internacional deve ser “filtrada” e “trabalhada” pelo Governo, acrescentando que este tratamento “não deve ser questionado”.
Depois de aturadas investigações a ERC vem agora dizer que a suspensão do espaço Este Tempo, na Antena 1 da RDP, embora se relacione com as críticas a Angola produzidas pelo jornalista Pedro Rosa Mendes, não se deve exclusivamente a estas crónicas que também não foram a única razão para a suspensão, entende a ERC. Com os factos conhecidos, esta decisão da Entidade Reguladora é, por assim dizer, habilidosa, mas não estranha. Provavelmente assenta no entendimento de serviço público de João Duque em versão Miguel Relvas. Comenta-se o que não se deve e da forma que não se deve, acaba-se com os comentários e com os comentadores. Mais nada, a fórmula velha e em retoma de "a bem da Nação".
É só mais um "pequeno" contributo para percebermos porque razão os estudos nos mostram como a democracia está doente e nós descrentes.
O despudor anda à solta. Cada dia temos algo que nos recorda isto mesmo.

1 comentário:

anónimo paz disse...

Os censores são títeres dos governos que reservam para sí os critérios do que será a verdade, a justiça, a moral, a conveniência,etc..

Não há Poder nenhum que não seja tentado a exercer de alguma forma, tímidos arremedos de censura.

Penso que não é preocupante, até porque a classe jornalística é das mais difíceis de vergar.

No entanto...Há que estar alerta.


saudações