sexta-feira, 5 de junho de 2009

CAMPANHA ELEITORAL E DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Estou a ver a síntese das últimas sondagens mas a lembrar-me que no calendário das consciências hoje se assinala o Dia Mundial do Ambiente.
Como é habitual surge a retórica da protecção do ambiente, da mudança de comportamentos e atitudes, da defesa da biodiversidade, etc. etc. Pode parecer-vos disparatado mas talvez fosse interessante reflectir também sobre o ambiente social e político de que a campanha eleitoral para as europeias nos deu bons exemplos.
Algumas notas. Trocar insultos e não ideias é mau para o ambiente. Proteger os riscos dos investimentos especulativos e negociatas manhosas de banqueiros sem escrúpulos com o nosso dinheiro é mau para o ambiente. Decisões estranhíssimas dos tribunais que fundamentadas em burocracias e papéis são gravosas para a vida dos miúdos, são péssimas para o ambiente. Discursos arrogantes que “esquecem” as dificuldades tremendas que milhares de portugueses atravessam fazem mal ao ambiente. Utilizar estas dificuldades como arma política em declarações demagógicas e populistas degrada o ambiente. O indecoroso espectáculo do longo desentendimento relativo à substituição do Provedor de Justiça e a unanimidade rapidamente encontrada sobre a lei de financiamento dos partidos, situação sublinhada por Jaime Gama é devastador para o ambiente.
Parece, pois, que dimensões como seriedade política, ética, valores, tolerância, sentido de estado e de serviço, bem-estar comum, etc. são bens em vias de extinção. Será que ficarão confinados a um qualquer parque “ecológico” para não nos esquecermos que já existiram?

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

Quem, de entre todos os que por aí andaram a "bradar", se lembrou de todos os problemas que foca, no seu texto?"VIvam os Rendeiros, os Loureiros, os Machados, os Morais e outros que tais , que, a seu tempo encontrarão um "cadeirão" à sua espera...