segunda-feira, 25 de maio de 2009

E OS DESAPARECIDOS QUE ESTÃO À VISTA

Na agenda das consciências hoje está inscrito o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Tal facto é sublinhado com a disponibilização de um número europeu para alerta de desaparecimentos, o 116 000. Em Portugal a interlocução compete ao Instituto de Apoio à Criança. No nosso país desaparecem, em média, duas crianças por dia, na sua maioria recuperadas. Para além da devida atenção a esta séria questão, aproveito para relembrar a situação que também afecta muitas crianças e jovens, as que estão desaparecidas mas à vista. Eu explico, existem muitíssimas crianças e jovens que vivem à beira de pais e professores para os quais passam completamente despercebidas, são as que eu chamo de crianças transparentes, olhamos para elas, através delas, como se não existissem. Não estando desaparecidas, estão abandonadas. Algumas delas não possuem ferramentas interiores para lidar com tal abandono e desaparecem, mantendo-se à nossa vista, no primeiro buraco que a vida lhes proporcionar, um ecrã, outros abandonados ou o consumo de algo que lhes faça companhia.
Não têm número europeu que lhes valha.

1 comentário:

Ana disse...

Não há mesmo número Europeu que lhes valha! O pior é que são em grande número! Quase como o " fogo que arde sem se ver" do Camões, mas ao contrário, ou seja, sem nenhuma vertente romântica e no sentido mais literal da coisa!
Esta transparência ( a das crianças) é que não faz falta nenhuma! As outras, desaparecidas efectivamente, felizmente ( que é como quem diz), são somente " outliers" - estatísticamente falando, é claro. Neste caso, ainda bem!
Ana