terça-feira, 12 de julho de 2016

HÁ QUE CASTIGÁ-LOS, SÃO MAUS EXEMPLOS

Sem surpresa, os Ministros das Finanças da União Europeia aprovaram sanções a Portugal e Espanha.
A Comissão Europeia, após a defesa a apresentar pelos países castigados, decidirá em breve pela natureza dos castigos.
Esta narrativa era demasiado previsível. Os falcões da UE não podem permitir que uma geringonça encostada à esquerda possa ser bem-sucedida alterando, em alguns aspectos, o fundamentalismo austeritário do Governo anterior. O Brexit veio ajudar, dispensam maus exemplos vindos da esquerda como a forma como lidaram com a Grécia bem ilustra.
A responsabilidade do incumprimento não é exclusivamente imputável ao Governo actual como os burocratas não eleitos que governam a União sabem mas são estes, os de “esquerda” que têm de pagar.
As reacções dos falcõezinhos caseiros, alguns de crista, não conseguem disfarçar o “contentamento” com o castigo a Portugal.
Um dos bons exemplos de “his master´s voice”, Maria Luís Albuquerque, afirmou tranquilamente que com ela não haveria sanções.
Sim, nós sabemos. Cumpriria como cumpriu as ordens dos falcões, teria um prémio de bom comportamento, como já teve, aliás, embora não à altura de uma Goldman Sachs. As sanções não seriam aplicadas, seriam a sua própria política.
Falar de União Europeia com a mediocridade das lideranças que a gerem é cada vez mais desajustado. 

Sem comentários: