quarta-feira, 27 de julho de 2016

DEFICIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

A imprensa divulga que o Governo decidiu reforçar os financiamentos a várias federações para apoio ao desenvolvimento do desporto adaptado. No mesmo sentido também a Federação Portuguesa para Pessoas com Deficiência terá uma dotação de mais 300 mil euros que a verba habitual.
Num país em que a prática desportiva é preocupantemente baixa o incremento à prática desportiva é por princípio uma boa opção.
Por outro lado, a realização de actividades de natureza desportiva por parte das pessoas com deficiência é ainda marcada pelas severas dificuldades na acessibilidade a recursos, espaços e apoios. 
A estas dificuldades também não serão alheias as condições de fragilidade social em que muitas pessoas com deficiência e as suas famílias vivem.
Também entendo que, independentemente da retórica, os verdadeiros critérios de inclusão se definem com base em Ser, um sujeito de direitos, Estar, aceder aos mesmos contextos que todos outros, Participar, envolver-se sempre e tanto quanto possível nas actividades comuns da comunidade e Pertencer, ser percebido e sentir-se como membro de uma comunidade aberta, o caminho a percorrer é longo, muito longo.
E também passa pela prática de actividades de natureza desportiva mesmo que não integradas em competição.

1 comentário:

Seguros 24 Horas- Rui Barroco disse...

Excelente notícia! Faltam mais blogs, com estes assuntos.. Obrigado