sábado, 2 de julho de 2016

DA UTOPIA

O tempo está quente por aqui no Alentejo. Nada de estranho, estamos no Verão. Sem disponibilidade para sair da sombra estou a pensar no que foi a minha semana.
Começou com alguns dias compridos, muito compridos, e cumpridos, muito cumpridos, nos Açores. Uma comunidade em luta para combater o destino a que parecem estar destinados muitas crianças e jovens, o insucesso e o abandono escolar. Gente competente e muito empenhada em dar a mão aos miúdos para que atravessem a ponte, estreita e difícil, que separa a margem em que vivem, a pobreza e a exclusão, da margem que lhes possibilita um projecto de vida. Vamos ser capazes, temos de ser capazes.
Depois e por coincidência participei num Encontro sobre Educação que tinha com temática “Os Muros da Escola”.
A idade dá-nos atrevimento e assinalando-se os 500 anos da Utopia de Thomas Moore fui partilhar a minha Utopia, que um dia alunos e professores fugissem para a escola, não porque se sintam mal nos seus ninhos mas porque também se sentem bem na escola e para lá querem fugir.
É verdade que se tropeça em muitos muros, uns mais altos que outros, uns mais visíveis que outros, uns mais impostos, outros mais construídos, mas muros. Foi destes muros e das dificuldades em minimizar o seu efeito que estivemos à conversa, estimulante achei eu.
De comum nesta semana intensa a ideia de muita gente de que sim, é possível, tem de ser possível. É possível que todos, independentemente das suas diferenças, caibam na escola e para já fujam.
Sim é difícil, claro, sempre teremos algum tipo de insucesso, certamente, mas como diria Sebastião da Gama, “pelo sonho é que vamos”.
Às vezes, quando falo nestas coisas, eventualmente estranhas, penso se serão palavras ridículas.
Para me sossegar penso no Pessoa e no seu enunciado sobre as cartas de amor, só as pessoas ridículas é que não têm utopias.

Sem comentários: