domingo, 10 de julho de 2016

A TÁCTICA PARA MAIS LOGO

Depois de uma exaustiva análise dos mecanismos de jogo, da cultura táctica e das características individuais da equipa francesa creio estar em condições de, despretensiosamente e sem querer competir com os grandes nomes, Rui Santos ou Luís Freitas Lobo por exemplo, deixar um modesto contributo de natureza técnico-táctico-estratégicO-psicológica para que a selecção portuguesa triunfe no jogo de logo da final do Europeu.
Estas notas vão escritas em futebolês para que se tornem mais claras
Em primeiro lugar importa jogar olhos nos olhos, seja lá isso o que for.
É preciso entrar com confiança e assumir o jogo com a estratégia que o mister definir.
Dadas as características da equipa da França creio que teremos um jogo com transições rápidas entre os vários momentos. Este tipo de jogo exige elevados níveis de concentração e atenção às compensações face ao risco de desposicionamento táctico. Teremos de ser uma equipa solidária e jogar com alegria e motivação.
A equipa não pode jogar de forma curta, compacta, tem que se estender e apostar na pressão alta.
Importa que se explore o espaço entre linhas, com os alas em movimentos de fora para dentro a procurar jogar nas costas dos defesas adversários.
Atenção às bolas paradas e aos posicionamentos defensivos e ofensivos. Quanto às marcações deveremos optar por uma defesa flutuante entre a zona e o homem a homem dependendo das opções de marcação dos franceses. Atenção ao Pepe, que ele de vez em quanto passa-se. É bom alguém sempre por perto que o oriente.
É necessário que se assegure posse de bola e uma circulação eficaz sempre a criar linhas de passe em progressão. Poderá também ser oportuno introduzir alguns momentos de contenção que possam desequilibrar o esquema táctico da frança
A equipa terá de ser forte psicologicamente e jogar nos limites, claro.
Creio que com estes conselhos, aprendidos com os grandes mestres do comentarismo futebolês, a prestação da equipa portuguesa poderá ser um sucesso e atingir os nossos objectivos, sermos campeões.
Uma pequena nota ainda, é um pormenor mas como sabem os grandes jogos decidem-se nos pormenores. É imprescindível que marquemos mais um golo que a França, seja os 90 minutos, nos 120 minutos ou nos penaltys.
Tenho a certeza, são muitos anos a estudar, a ouvir os sábios e a assistir a jogos de futebol, que se marcarmos mais um golo que os franceses seremos campeões.
Se não ganharmos, bom, que se f …ique em segundo lugar.
Nem sempre podemos ser como a Sara Moreira ou Durão Barroso, atingir o topo.

Sem comentários: