sexta-feira, 22 de julho de 2016

AS INAUGURAÇÕES DO "DR." MIGUEL RELVAS

Ele há cada problema!
O Blogue Má Despesa Pública avança com uma campanha no sentido de “corrigir” a referência ao título académico do Sr. Miguel Relvas nas inúmeras placas que registaram actos púbicos de tão ilustre governante.
Confesso que não sou muito favorável a esta iniciativa.
Desde logo pela provável enormidade dos custos de tal campanha. Como sabemos, somos um país dado a inaugurações e ao registo da passagem de qualquer ocupante de cargos políticos por qualquer instituição ou local. São mesmo conhecidos muitíssimos casos de inaugurações em duplicado. Enfim, coisas da vida política do Portugal dos Pequeninos. Por outro lado, muitos dos materiais usados nestas placas não permitem o simples “apagar” do Dr., implicam a substituição total. Estou contra.
Por outro lado, acho que se deve manter o “Dr.” Antes do nome do Sr. Miguel Relvas por três razões, pelo menos.
A primeira como homenagem a um homem empreendedor que do nada se fez, literalmente, se fez doutor.
A segunda razão será, por assim dizer, da ordem da saúde mental. Sempre que nos depararmos com uma mas muitas placas com a referência ao “Dr.” Miguel Relvas teremos oportunidade para soltar uma gargalhada. Faz bem, não temos muitos motivos para nos rirmos.
A terceira razão prende com o facto de que os Sr. Miguel Relvas é realmente “Dr.”. É um “doutor da mula ruça”, uma expressão que se ouvia quando era miúdo e dirigida a quem se “armava” no que não era. Chamavam-lhe “doutor da mula ruça”.
Deixem ficar sossegadas as placas com o registo histórico da vida política do “Dr.” Miguel Relvas. Para que sempre pensemos como é possível que entreguemos os nossos destinos a personagens desta qualidade. 

Sem comentários: