sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SER PEQUENO

Dado o inexorável movimento dos dias, cumpro hoje mais um marco de uma estrada que já vai ficando longa. Na minha terra era costume, creio que ainda é muito frequente em Portugal, referir que quando se celebra um aniversário, se é "pequeno". Assim sendo, hoje sou "pequeno", coisa que não é fácil imaginar.
Embalado por essa ideia lembrei-me de quando era mesmo pequeno, coisa que parece inevitável cada vez que ficamos mais velhos.
Lembrei-me de como brincava, ao que brincava e com quem brincava, quase sempre na rua.
Depois lembrei-me de como brincava com o meu filho, quando ele era pequeno, grandes viagens em grandes brincadeiras.
Agora brinco com o meu neto, é ele o pequeno. Muito a gente se diverte. E havemos de nos divertir ainda mais a brincar. Palavra de avô.
A este propósito e com já vos tenho dito e, certamente, alguns estranharão, acho que por estes dias os miúdos brincam pouco.
Eu sei que os tempos são diferentes e os estilos de vida mudaram significativamente. No entanto, não me parece que sejam razões suficientes. A questão é, creio, de outra natureza.
As brincadeiras já não brincadeiras, passaram a chamar-se actividades. E os miúdos têm muito pouco tempo para brincar, é quase todo destinado a actividades, muitas actividades, que, dizem, são fantásticas e fazem bem a tudo e mais alguma coisa, promovem competências extraordinárias.
Deixem os miúdos brincar, faz-lhes bem, é mesmo a coisa mais séria que fazem e, como sabem, é importante lidar desde pequeno com coisas sérias.
Agora vou brincar com o meu neto, hoje sou pequeno, vou aproveitar ainda mais.
Até depois, fiquem bem.

3 comentários:

Fatyly disse...

Parabéns e que tenhas muitos anos para brincares, porque mal de nós (já sou avó de 4 netos) deixarmos de ser crianças. Os meus fazem parte das brincadeiras, brinco e ensino a inventarem brinquedos, o quintal é o local ideal para tudo. Andam de bicicleta na rua, claro debaixo do meu olhar, porque acho que a nossas responsabilidade é mais acrescida. Nem eu nem os pais somos de "parques, grandes superfícies e plantar os miúdos em frente a uma televisão ou com jogos "modernos".

Desejo que nunca deixes de escrever e um dia muito feliz em família.

Um abraço

não sei quem sou... disse...

A "PEQUENEZ" dos avós nas horas de brincar com os netos é a forma mais estruturada de os ajudar a crescer. Em contrapartida os avós rejuvenescem. Simbiose perfeita!

Continue muitas horas. muitos dias, muitissímos anos "PEQUENO" que em breve o verei quarentão.

Não há tempos perdidos para duas gerações separadas por uma.

ACLAMO ESTE DIA DE PÉ!!!


VIVA!

Manuela Matos disse...

Muitos parabéns, Morgado. Muitos anos de vida pela frente, para brincares com o teu neto, o resto da familia e com as palavras, que é o que fazes com os teus textos bons e sérios. Continua a escrever e a pensar assim e a brincar...
Abraço grande