terça-feira, 12 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

"Novo corte no financiamento do ensino superior pode chegar aos 14 milhões de euros"

O MEC informou que no próximo Orçamento Geral do Estado voltará a baixar o financiamento do ensino superior, cerca de 1,5%, 14 milhões de euros. Curiosamente este ano subiu o número de candidatos a este patamar de ensino contrariando alguns anos de descida.
Segundo o Público, nos três anos troikados o financiamento do ensino superior perdeu 260 milhões de euros. É corte.
Como é habitual, a educação é um terreno privilegiado para os cortes orçamentais pelo que globalmente a proposta não surpreende. No entanto, como sempre, é importante não esquecer os riscos desta política cega e suicida.
Está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo.
Sendo certo que importa racionalizar custos e optimizar recursos combatendo desperdício e ineficácia, o caminho que temos vindo a percorrer é justamente o contrário, o desinvestimento na educação, do básico ao superior com custos que o futuro se encarregará de evidenciar.
O empobrecimento e o desinvestimento em educação nunca poderão ser factores de desenvolvimento.

Sem comentários: