segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PEDE REVISÃO, PÁ. A NOTA SOBE QUASE SEMPRE

"Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos"

Após o termo da época de exames são regularmente divulgados dados que me causam alguma perplexidade até pela forma discreta como são acolhidos.
No ensino secundário, nos exames da primeira fase, em 73% dos 7081 pedidos de revisão das provas verificou-se a subida da classificação, em 17% manteve-se e em 10% a nota desceu.
No ensino básico em 1187 pedidos de revisão, 82% registou subida, 11% manteve a nota e 7% desceu.
Esta situação, recorrente nos últimos anos, causa-me, alguma estranheza e dificuldade de entendimento além de que, creio, mina de forma severa a credibilidade e confiança no sistema de avaliação.
Sabe-se que a avaliação escolar contém uma incontornável dimensão de subjectividade e complexidade, por isso, é necessário um trabalho muito consistente ao nível da qualidade dos exames, da solidez, clareza e coerência dos critérios de avaliação e, naturalmente, da competência dos avaliadores. Estes aspectos são, aliás, objecto de muitas referências na imprensa durante a época de exames.
Como explicar tal número de pedidos de revisão acolhido, na maioria subindo a classificação? Como confiar na avaliação se muitos professores aconselham os alunos a recorrer pois a probabilidade de verem a nota alterada é grande?
É fundamental que se reflicta sobre esta situação e que os exames e a sua classificação mereçam a confiança de alunos e famílias.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite. Acha que as médias de acesso ao ensino superior vão aumentar? obrigada

Anónimo disse...

Não é muito difícil entender. O número de pedidos de revisão de prova que refere, no universo de exames realizado, é mínimo (não sei a percentagem exacta). A correcção de exames não é isenta de erro (afinal, quem os corrige são pessoas) ou de discordâncias de interpretação dos critérios (sim, às vezes acontece, há cirtérios que não são claros). Quando os alunos pedem revisão de prova, normalmente antes já se aconselharam com um professor da área que lhes diz se vale a pena pedir a revisão. Logo, os que efectivamente pedem a revisão de prova são aqueles em cuja correcção existem falhas, com uma ou outra excepção. A conclusão devia ser a de que ainda bem que existe esse mecanismo (o pedido de revisão) para que os - inevitáveis - erros possam ser corrigidos sem prejuízo do aluno.

Zé Morgado disse...

Claro que é fundamental a existência de um dispositivo de recurso e também sei por experiência que a classificação de provas não é fácil. Continuo, no entanto, a achar excessivamente elevada a percentagem de alterações no total dos pedidos de revisão.

Zé Morgado disse...

As médias de acesso sobem quando a procura dos cursos aumenta. Em teoria, se poucos alunos se candidatassem aos cursos de medicina as médias de entrada poderiam ser baixas.

Anónimo disse...

Claro, concordo com a sua afirmação. Mas o que acha das médias em geral? Será que vão aumentar, visto que a média português subiu e é utilizada por muitos estudantes como prova de ingresso? O que pensa sobre o curso de direito?

Desde já, parabéns pelo seu blog....

Zé Morgado disse...

Existem muitos cursos de direito, demasiados cursos. Embora não seja a minha área é público que existem cursos de melhor qualidade que outros.