sábado, 26 de março de 2011

UMA HISTÓRIA COM UMA PONTINHA DE INVEJA

A história tem uma pontinha de inveja, só uma pontinha, porque invejar é feio. Há poucos dias deixei aqui uma "História com sonhos", em que contava como uma mãe jovem ao ser interrogada por uma miúda sobre que sonho sonhava, respondeu convictamente que era "estar reformada".
A história de hoje também fala de reforma mas com um sentido bem diferente. Assisti hoje a apresentação e defesa pública de um projecto de Tese de Doutoramento, tarefa em que actualmente, e ainda bem que assim é, muita gente se envolve.
O que me parece de registar é que a autora é uma "jovem" reformada já com uma estrada muito longa percorrida e que ainda encontrou ânimo e disponibilidade para construir um trabalho académico que é complexo, trabalhoso e exigente. Na verdade a energia e motivação da jovem doutoranda são uma verdadeira interpelação à resignação e desejo que tanta gente exprime face à vida activa e à vontade de dela se libertar.
Quando comparo a mãe jovem que sonha reformar-se com a "jovem reformada" que se envolve num trabalho que lhe irá consumir seguramente os próximos três anos, parece-me haver uma troca nas idades, uma envelheceu demasiado depressa e a outra, provavelmente, esqueceu-se de envelhecer.
É aqui que entra a pontinha de inveja, coisa feia mas inevitável. Também gostava de me esquecer de envelhecer, como a "jovem reformada".

4 comentários:

Fernanda Ledesma disse...

Gostei muito.

Anónimo disse...

É lindo... como, de resto tudo o que o Prof Morgado diz. Em tudo o que profere, há sempre uma sensibilidade emotiva que não se esgota nas palavras. Tenho pena de não ter tido possibilidade de assistir mas também concordo com a mensagem: um ser só cresce na proporção em que amplia a consciência de aprender a vida inteira. Como diria Bernard Shaw, "a vida não é uma vela curta. É uma tocha na qual nos vamos segurando e tentando fazer com que ela queime tão brilhantemente quanto possível antes de a passar às gerações seguintes.". Parabéns
Fernanda Torre
aluna de DCE

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anónimo paz disse...

Aprender ou seja, adquirir conhecimentos, habilitar-se e instruir-se (sempre) é a arte de VIVER ATÉ AO FIM!

Se me é permitido, quero agradecer a fbt9 por ter citado um dos espíritos mais irreverentes e inconformados do século IXX que foi o dramaturgo, ensaísta e jornalista irlandês BERNARD SHAW. Acho que como comentário ao que Prof. Morgado escreveu, foi a cereja em cima do bolo.

Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se voçê tem uma ideia e eu tenho uma ideia e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós terá duas ideias.
De Bernard Shaw

Moral da frase: A troca de ideias enriquece as pessoas.Partilhe as suas!

saudações