quarta-feira, 9 de março de 2011

AFINAL, MUDOU O QUÊ?

Havia um tempo em que alguns miúdos eram "irrequietos", "com pilhas até dizer basta", tinham "bicho carpinteiro" ou outra apreciação deste tipo. Actualmente, alguns miúdos são hiperactivos, com desordem da atenção ou fazem parte de outra qualquer categoria começada por "dis".
Havia um tempo em que alguns miúdos adolescentes eram mal educados. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes são grandes indisciplinados ou pré-delinquentes.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes se envolviam à estalada e trocavam insultos, umas vezes perdia-se, outras ganhava-se, uns ganhavam mais vezes, outros perdiam mais vezes. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes são vítimas e alguns outros miúdos são agressores, papéis que fazem parte de um novelo chamado bullying.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes eram mais calados e às vezes estavam tristes. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes estão deprimidos.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes se baldavam às aulas e alguns chumbavam. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes são absentistas e alguns ficam retidos.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes conseguiam dar a volta quando alguma coisa não tinha corrido bem. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes são resilientes.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes eram mais criativos que outros. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes são alternativos e os outros são maistream.
Havia um tempo em que alguns adolescentes eram rebeldes. Actualmente, alguns adolescentes são desviantes.
Havia um tempo em que cada adolescente tinha o seu grupo. Actualmente, cada adolescente tem o seu gang.
Havia um tempo em que alguns miúdos e adolescentes se desmotivavam. Actualmente, alguns miúdos e adolescentes fazem parte de uma "geração sem futuro".
Havia um tempo em que a generalidade dos miúdos e adolescentes tinham coisas boas e más na sua vida. Actualmente, a generalidade dos miúdos e adolescentes tem coisas boas e más na sua vida.
Afinal, mudou o quê?

1 comentário:

anónimo paz disse...

Estamos no século XXI...

Infelizmente é impossível para trás.

saudações