quarta-feira, 2 de março de 2011

FILHO DE COLEGA

Um dia, um pai foi a uma escola pública do 1º ciclo proceder à matrícula do filho no primeiro ano de escolaridade. O interlocutor do pai para este procedimento era o próprio director da escola.
Durante o processo de matrícula o pai foi interrogado sobre a profissão que desempenhava tendo respondido que trabalhava como psicólogo. O tipo de diálogo mudou um pouco entre o director da escola e o pai que deixou de ser "o senhor" e passou a ser "Sotôr", ou seja, aumentou a disponibilidade e simpatia que estavam presentes e nem sequer em falta, deve dizer-se. O pai foi ainda inquirido sobre o local de trabalho e ao informar que trabalhava no Ministério da Educação o diálogo sofreu novo sobressalto e até se verificou um espaço lateral com troca de opiniões e entendimentos sobre estas coisas da escola, dos miúdos, etc., sempre, naturalmente, num excelente clima.
Passou-se entretanto às informações sobre a mãe do catraio que assistia tranquilamente ao prefácio da sua entrada na escolaridade obrigatória.
À inevitável pergunta sobre a profissão da mãe, "o ex-senhor", agora "Sotôr" no Ministério, respondeu que era professora do 1 ciclo. Aí o clima do dialogo ficou completamente risonho e empático, ainda mais. O director da escola fechou o processo do miúdo e escreveu no canto superior direito da capa, "Filho de colega", ou seja, a mãe passou a "colega".
Aquele gaiato entrou naquele minuto na estrada educativa que conduz ao sucesso, só algo de muito complicado o impediria. E na verdade, o miúdo que naquele dia deixou de ser um miúdo para passar a ser um "filho de colega", cumpriu de forma bem sucedida a sua narrativa escolar. Não foi certamente uma coincidência o fim feliz desta história. No entanto nem todas acabam assim.
Por isso, continuarei a defender que na informação escolar sobre as profissões dos pais deveria apenas inscrever-se Pai ou Mãe, a única informação verdadeiramente relevante em termos educativos, como aliás aqui referi há dias ao contar uma história menos feliz que a de hoje.

2 comentários:

RC disse...

Está mal e condeno a atitude do responsável por esta matrícula.

Zé Morgado disse...

Nem sempre o mundo funciona como nós gostaríamos que ele funcionasse