sexta-feira, 14 de maio de 2010

A ANEDOTA, A PLAYBOY, O ESSENCIAL E O ACESSÓRIO

A história circulava na blogosfera mas acabou por ser de um conhecimento mais generalizado e o alarido ficou maior, num livro de anedotas destinadas a crianças aparece uma de particular mau gosto associando professores e vacas que, aliás, vai ser retirada em nova edição da obra. Ao mesmo tempo, junta-se a algazarra decorrente do aparecimento de uma professora do 1º ciclo em Mirandela nas páginas da Playboy em poses que algumas consciências consideram incompatíveis com a função de professora pedindo, por isso, o seu afastamento.
Independentemente do meu entendimento individual sobre estas duas situações, compreendo algumas das reacções e o desconforto expresso.
O argumento crítico mais utilizado remete para os danos na imagem dos professores e aqui é que me parece que bate o ponto, como se costuma dizer.
Parte substantiva do discurso político sobre a educação e a escola, incompetente e arrogante, incluindo o de muitos ocupantes da 5 de Outubro nas últimas décadas, parte do discurso dos representantes dos professores, parte de uma opinião publicada ignorante e ao serviço de agendas políticas da partidocracia instalada, causaram danos muito mais graves na imagem social dos professores que a anedota divulgada, quantas anedotas e histórias circulam, ou a fotografia da professora bonita que se expõe.
Como disse, entendo as preocupações presentes no alarido desenvolvido, mas estes dois incidentes são minudências face ao estrago que tem sido feito na imagem dos professores até por gente que agora parece incomodada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente vivemos num país cheio de acessórios!
O realmente importante, o empreendorismo, a dinâmica das pessoas, é quase sempre, invejada, incompreendida e julgada por tradições ou quaisquer outros sentimentos antiquados e sem qualquer valor moral.
É que não está em causa a competência na gestão da AEC, está em causa vai-se lá saber o quê!!!
Não se avaliam os professores, os conteúdos, o espaço onde a AEC é dada, julgam-se pessoas sem mais nem menos.
Como coincidiu com a visita do Sr. Santo Papa, e foi uma resolução rapidíssima, como há poucas na justiça portuguesa, provavelmente teriam medo que ainda chega-se aos ouvidos de Sua Santidade.
Sem falar na estória dos professores, que comenta!
Eu deixo aqui uma palavra de apreço ao trabalho da Srª Prof.a que sabe aproveitar e gerir a sua carreira. Que faça muitas reportagens!

O Abominável Cesar das Neves Não Assusta Ninguém disse...

"Os miúdos já viram e trocaram entre si as fotografias da professora"...estou a parafrasear.

Mas vamos lá ver, miúdos de uma escola primária já viram e andam a trocar as fotografias da professora na Playboy...miúdos da primária.

Sim, há aqui alguém que está em falta mas não é a professora.


Não sejamos mais papistas que o Papa, e que melhor altura para o dizer, os miúdos à socapa a comprar a playboy, oh meu Deus ateu que o mundo vai acabar antes da data que as Testemunhas de Jeová anunciaram! São miúdos, é perfeitamente previsivél. Claro que é irónico a preocupação com a defesa da "inocência" dos putos quando as fotografias estão numa revista, que se tem que ter, que se tem que comprar, ou ver pela internet...por isso, vem a velha pergunta "onde estão os pais"?

Estão muito indignados e ocupados a manifestarem o seu desagrado pelas nádegas da professora.

Os país não substituem a escola nem a escola substitui os pais, mas o verbo "complementar" é nitidamente difícil de conjugar para muita muita gente.

E lembro-me de ler no DN a respeito desta noticia, e estou a parafrasear novamente, o objectivo era "afastar o mais possível esta professora de trabalho com crianças"...mas subitamente as suas competências como professora, como educadora já não são válidas? A nudez invalida a capacidade de educar? Será que por fazer o que lhe quer com o corpo que é dela e faz o que quer com este é uma perversa, uma tarada, e consequentemente pedófila? É ridículo, tacanho e provinciano. Muito gostam os Portugueses de querer mandar no corpo das mulheres.

Os professores, desautorizados como são, tentam ter a mão, uma mão paranóica, controladora e fascista sobre o que podem, e o desfecho ridículo são exemplos destes.

O Abominável Cesar das Neves Não Assusta Ninguém disse...

a câmara vai tomar decisão sobre uma professora que apareceu fotografada numa revista????

irá o sindicato dos padeiros tomar decisão sobre a forma descarada com a dona maria da silva fotografou os pães para a revista mensal "Leveduras Modernas"?

mas que imbecilidade...!