segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OS PIRATAS SOMALIS E OS PORTUGALIS

Está em tudo quanto é comunicação social e ainda bem. A fragata “Álvares Cabral” da Marinha Portuguesa capturou piratas somalis que tinham atacado um barco espanhol nos infestados mares ao largo da Somália.
Na melhor e maior tradição voltámos às façanhas marítimas, merece felicitações esta tripulação. É importante para a nossa auto-estima sentirmos que aqui a tradição ainda é o que era, no mar contem connosco.
Agora o que me preocupa é o facto de deslocarmos meios para tão longe e não direccionarmos os recursos e os heróicos esforços para o combate à pirataria que invadiu este nosso jardim.
Todos os dias temos novas notícias, desenvolvimentos como lhes chamam, sobre actos de pirataria. É certo que uns decorrem com a face mais oculta que outros. É certo que há piratas e piratas, uns, os chefes, nem parecem piratas mas como sabem os tempos são outros e algumas práticas perdem-se ou modernizam-se. Temos também os piratas mais pequenos, alguns desses, às vezes até são apanhados mas também não se sabe muito bem o que fazer com eles. Temos ainda uma espécie muito interessante de piratas que são os que pirateiam mas não são piratas, ou seja, esperamos que cuidem de nós e na voltam tratam deles à nossa custa.
Por mim e considerando o sucesso da fragata “Álvares Cabral” punha a marinha a dar caça aos piratas portugalis, os de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado.
¡Menos mal que nos queda Portugal!