quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TUDO ISTO EXISTE, TUDO ISTO É TRISTE, TUDO ISTO É FADO

Um estudo realizado por investigadores do ISCTE, hoje divulgado no Público, evidencia alguns dados interessantes sobre nós, os portugueses. Atentemos em alguns.
Os portugueses revelam níveis de confiança nos outros abaixo da média dos países considerados. Os portugueses sentam-se mais tristes que a generalidade dos cidadãos dos outros países. Os portugueses também revelam mais baixos índices de confiança no futuro. Os portugueses mostram menor nível de satisfação com a vida que têm.
Como vêem é um quadro animador, mas não surpreendente. Um país em que, de cima abaixo, tem como traço cultural o esquema, veja-se o caso dos administradores do BPN ou o da baixa por falsa doença do Zé Tuga para andar no biscate, não pode, obviamente, ter confiança nos outros que, ou copiam ou falam de forma invejosa do esquema. Um país que tem uma classe política que, consoante o ciclo eleitoral e a gestão do poder, ora faz um discurso de catástrofe ou mostra um oásis, dificilmente desenvolve níveis de confiança no futuro. Um país em que as conversas entre os cidadãos anónimos tendem a acabar com um resignado “isto é uma tristeza” ou “isto não vai a lado nenhum”, alegra-se com quê? Talvez o ano eleitoral que se aproxima possa ajudar um pouco, mas, e a crise?

Sem comentários: