segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A SETORA MANDOU-ME PARA A RUA

O Manel entrou na biblioteca com cara de poucos amigos. Sentou-se a um computador, pôs os auscultadores e desapareceu a navegar. O Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, estranhou. Não era habitual no Manel aquele comportamento, quando entrava na biblioteca dizia-lhe sempre qualquer coisa. O Velho, não querendo interrompê-lo, esperou uma oportunidade.
Então Manel tudo bem?
Não Velho, tudo mal, vim para a rua, tive uma falta disciplinar.
Porquê?
Disse uma asneira, a Maria, sabes quem é, picou-me por baixo da mesa, eu não estava à espera e saiu-me uma asneira, das grandes.
E então?
Então a Setora pôs-me na rua, mas não está certo, não é justo. Eu, às vezes, faço algumas coisas, mas é poucas vezes, e o Xico que está sempre a portar-se mal, quando me ouviu, também disse asneiras e a setora só me mandou a mim para a rua.
Olha lá Manel, tu querias vir para a rua?
Não, só desta vez é que me distraí, quase sempre me porto bem.
E o Xico queria vir para a rua contigo?
Queria Velho. O Xico nas outras aulas começa logo a portar-se mal para os Setores o porem na rua que é o que ele quer.
Está explicado. A professora sabe que tu, normalmente, te portas bem, hoje pisaste o risco, ela acha que deve castigar-te e como tu não queres vir para a rua, ela manda-te, esperando que não voltes a fazer o que fizeste. Mas ela também sabe que o Xico quer vir para a rua e então faz coisas de propósito para que os professores o mandem sair e ele ficar contente, porque, para ele, vir para a rua não é um castigo. Por isso, a professora te castiga a ti mandando-te para a rua e castiga o Xico obrigando-o a ficar na sala. Entendes Manel?
Assim entendo Velho, mas acho que para mim ou para o Xico, vir para a rua não adianta muito. Deviam falar com a gente, como tu fazes, Velho.

Sem comentários: