quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A MINHA FILHA TOMA BANHO TODOS OS DIAS

As questões da avaliação escolar estão na agenda. Deixem que partilhem uma pequena história que falta de tempo me leva a recuperar.
Há já alguns anos participei num encontro no qual se discutia a relação entre os pais e a escola, reflectindo-se sobre os nós, os laços e os equívocos que essa relação contém.
A história foi-me contada por um engraçadíssimo professor do 1º ciclo, velhote, seguramente um daqueles que estão sentados, quietos, na memória boa dos seus alunos, sempre a olhar por e para eles.
Dizia então esse Mestre que a Mãe de uma sua aluna olhava indignada para a ficha trimestral de avaliação da filha que acabara de receber e zangada interpelou-o, “O Sr. Professor diz aqui que a minha filha é pouco asseada, mas ela toma banho todos os dias”. A senhora reagia ao “pouco assídua” que estava escrito na ficha.
Pois é, na relação dos pais com a escola, para além dos nós e dos laços, temos equívocos, os da linguagem, os dos papéis, os das responsabilidades e competências que tantas vezes são confundidos com culpa, as políticas educativas que enquadram esta matéria, etc.

Sem comentários: