quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A ESCOLA NÃO PODE CONTINUAR A ENGORDAR

Mais uma disciplina, “educação financeira”, mais um manual a juntar às montanhas de metas curriculares, manuais, cadernos de fichas e de actividades que submergem alunos e professores. Ainda não há muito tempo se defendia a criação de uma área de “empreendedorismo” que poderia, eventualmente, ser integrada nesta área.
Por diversas ocasiões tenho aqui manifestado a minha reserva face ao entendimento de que tudo o que possa de alguma forma dizer envolver os mais novos deve ser ensinado na escola. Esta visão obesa da escola não funciona, nem tudo deve ser transformado em disciplinas escolares, para além de que a escola tem um conjunto de funções incontornáveis que tornam finita a sua capacidade de responder.
Por outro lado, tem vindo a desenhar-se, não só em Portugal mas também em Portugal, a ideia de uma educação, de uma escola, fundamentalmente centrada em competências instrumentais, em saberes “úteis”, "essenciais" como lhes chama Nuno Crato, que forme “técnicos” e não “cidadãos” qualificados. Os currículos são progressivamente aliviados de conteúdos que não sejam “práticos”, promotores de “produtividade”, “domínio de técnicas” como seja toda a área da formação cívica, dos valores, das expressões e conteúdos artísticos, etc.
A escola deve formar empresários, poucos, e técnicos qualificados e de formação estreita, muitos.
Estas ideias traduzem-se nos conteúdos curriculares, nos modelos de avaliação, nas concepções do que deve ser o trabalho dos professores, na organização do sistema educativo, selectivo, prescritivo e incapaz de acomodar diferenças entre os alunos, etc.
No entanto e independentemente das opções e visões ideológicas, uma das questões que no universo a educação estarão sempre em aberto é a que envolve os conteúdos e organização curricular. De facto, a velocidade de produção e acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento, as mudanças nos sistemas e no quadro de valores das comunidades determinam a regular reflexão e ajustamento sobre o que a escola deve ensinar, sobretudo durante a escolaridade obrigatória. Por outro lado, o tempo da escola e a competência da escola são finitos, isto é, a escola não tem tempo nem pode ou deve ensinar tudo. Lembram-se certamente das discussões sobre se matérias como educação sexual, educação cívica ou educação para a saúde, para citar apenas alguns exemplos, deverão, ou não, constituir-se como "disciplinas" e integrar os currículos escolares.
Vejo sempre com algumas reservas estas propostas de introdução de mais uma disciplina, mais um manual, como se a escola, o currículo escolar, pudesse continuar a engordar indefinidamente.
Como é evidente, existirão conteúdos ou competências dentro do universo do que possa ser "educação financeira" que poderão integrar o trabalho escolar. Estou a lembrar-me da educação matemática, evidentemente, mas também da promoção da autonomia, reflexão, criatividade, regulação, análise, etc., etc. que são inerentes à própria formação escolar e pessoal e não necessariamente confináveis a uma só disciplina.
Na verdade, nem tudo o pode ser interessante saber terá de caber numa disciplina da escola e nem tudo o que se pode saber se aprende na escola.

3 comentários:

Ana disse...

Esta é a derradeira prova de fracasso do Governo de Passos Coelho.
Depois de quatro anos a promover o "fazer mais com menos", chegam à conclusão de que é necessário criar a disciplina de Educação Financeira para que os malandros dos portugueses aprendam a não "viver acima das suas possibilidades"?
Quase metade dos alunos da minha escola é subsidiada pela Ação Social Escolar, ou seja, oriunda de famílias com muito parcos rendimentos. Se esses meninos não conseguirem encontrar maneira de gerir o reduzido orçamento familiar, vivendo condignamente, alimentando-se de forma adequada, pagando as contas indispensáveis, como água, luz, gás... deverão ser avaliados com negativa? Mesmo os filhos de desempregados que se encontram a viver do rendimento social de inserção, das ajudas sociais ou da família?
Tenham dó e vão brincar às invenções para outra banda!

Zé Morgado disse...

Os miúdos são sempre o grupo mais vulnerável em situações de crise.

António Duarte disse...

Introdução à Economia.

No meu tempo, disciplina obrigatória no 9º ano. Aprender os fundamentos da coisa, bem melhor do que propagandas avulsas ao sabor das agendas políticas e ideológicas do momento.