sexta-feira, 3 de abril de 2015

O PET À DERIVA

“As datas das provas orais do PET foram alteradas para permitir aos professores classificadores mais tempo para realizarem as tarefas de preparação, na sequência da formação entretanto concretizada. Deste modo, evita-se uma possível sobrecarga de trabalho dos docentes, prolongando por mais algum tempo o prazo de início e de fim das provas orais”, explica o Ministério liderado por Nuno Crato.
O MEC adiou o início da parte oral do Preliminary English Test, o exame de inglês em modo PPP com a Universidade de Cambridge.
A justificação remete para a possibilidade dos professores avaliadores se prepararem melhor e com mais tempo e evitar a sobrecarga de trabalho.
A sério?!
Primeiro notar que como competência, perdão, esqueci-me que agora o MEC não quer que se fale em “competências”, “descritor” em matéria de planeamento, o MEC volta a dar um excelente exemplo, embora seja claro que a razão não é, evidentemente, esta.
Em segundo lugar fica o registo, sempre pertinente em tempos de Páscoa, da preocupação do MEC com a sobrecarga de trabalho para os professores.
Até aqui esta preocupação do MEC orientava-se, sobretudo, por empurrar professores para fora das escolas, foram muitos milhares, retirando-lhes qualquer espécie de carga, ficaram leves mas no desemprego ou em reformas antecipadas penalizadoras.
Os que continuam viram agravadas as suas condições e tempos de trabalho.
Continua o tempo da manha política. 

5 comentários:

Anónimo disse...

É bonita esta preocupação. Só para nos cingirmos aos exames, lembro a sobrecarga da realização de exames de 4º, 6º e 9º anos de anos anteriores, tudo à mistura com 1 período lectivo de cerca de 1 mês e pouco, e com professores a leccionarem de manhã e /ou tarde e a fazerem orais do Key do 9º ano (passado)em contra turno.

Mas é sempre bonito reconhecer-se o óbvio, embora o "óbvio" nos deixe sempre de pé atrás, sobre qual o motivo.

Também é bonito ver-se a parnefália de livros, livretes e afins sobre os testes Cambridge enviados ás escolas e à venda em hiper mercados, fnacs e etc.

E Oxford?

Zé Morgado disse...

O MEC está genuinamente preocupado com o bem estar dos professores como tem sido abundantemente comprovado.

Anónimo disse...

Pois então não está?

Anónimo disse...

É mentira que seja para os professores se prepararem melhor e terminarem a formação.Eles não conseguiram professores suficientes e ainda agora os estão a chamar para iniciar a formação no início do período.Se os professores continuarem a não comparecer, os prezos continuarão a ser adiados.

Zé Morgado disse...

Claro.