sexta-feira, 3 de abril de 2015

VAMOS ENTÃO A MAIS UMAS NOTAS

Por aqui no monte e enquanto almoçava ia acompanhando o jornal televisivo. Como não podia deixar de ser, o noticiário foi marcado pela morte de Manoel de Oliveira e pela realização do funeral.
Diferentes repórteres produziram intervenções em directo dos mais variados locais e entrevistando muitíssimas pessoas com alguma ligação a Manoel de Oliveira ou figuras públicas que, evidentemente, estão sempre presentes nestas situações, além de, como sempre, inquirirem alguns "este senhor" ou "esta senhora", o que também faz parte do script.
Dada a profusão de intervenções ficou claro um fenómeno que já tenho notado em directos realizados por muitos jornalistas, a utilização recorrente do "então". 
Não sei se faz parte das aprendizagens em comunicação social mas muita gente recorre de uma forma estranhamente frequente a tal termo.
"O funeral de Manoel de Oliveira será então às 15 horas", "estará então presente o Primeiro-ministro", "aguarda-se então a chegada do Presidente da República", "neste dia então marcado pela morte do Mestre Manoel de Oliveira", "oiçamos então a opinião deste senhor", "aqui fica então mais um testemunho de alguém que conheceu Manoel de Oliveira", "passamos então a reportagem para o ... que está então na ...", etc., etc. etc.
Imagino que o trabalho televisivo em directo possa então não ser fácil e seja então gerador de alguma ansiedade mas também me parece então ser então de esperar alguma competência de comunicação para então não nos massacrarem os ouvidos então com tantos "entãos". 
Era então isto que vos queria transmitir nestas notas. Mais tarde voltarei então ao contacto convosco. Fiquem então bem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Andaram todos a fazer o PET e ficaram com a mania do "eventually"?

Zé Morgado disse...

Maybe