sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OS SINAIS E A DESESPERANÇA

A desesperança e as dificuldades para a maioria das pessoas são tantas, que qualquer sinal que possa ser um indicador de melhoria é avidamente consumido e analisado.
Estes sinais podem vir do aumento das exportações, do abaixamento do desemprego, da melhoria do PIB, etc.
Como é evidente, sinais positivos, são isso mesmo, sinais positivos, mas as leituras que se podem fazer desses sinais são múltiplas e, como sempre, até de sinal contrário.
Vem esta introdução a propósito mais concretamente da queda da taxa de desemprego.
Qualquer variação neste sentido, a queda da taxa, é de saudar mas importa ponderar o impacto da sazonalidade, a manutenção de níveis altíssimos no desemprego de longa duração, o desemprego jovem que rouba o futuro e, sobretudo, acentuar que a criação de empregos tem sido em emprego precário com rendimento médio da ordem dos 310 euros, o espelho de um caminho de proletarização que a política de empobrecimento que nos impõem está a produzir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Milagreiros!

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior cujo custo, em 23 de Março de 2011, já ascendia a 18 milhões de euros…
Foi inaugurada pelo Sr. Ministro da Educação, Prof. Nuno Crato, em 24 Maio de 2013, com um custo anunciado de cerca 13,5 milhões de euros!
Uma tragédia, sem dúvida, para as finanças públicas, ou seja, para nós. Pena é que o ridículo não pague imposto… pelo alívio que dessa cobrança adviria para as famílias portuguesas. As mesmas que fazem as delícias do discurso político deste Governo, sempre predisposto a cortar o poder de compra, e a confundir direitos fundamentais com regalias…

http://videos.sapo.ao/Z8RBcTU8gvd36nQeTpMf

http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=587&id=75308&idSeccao=8151&Action=noticia

http://www.youtube.com/watch?v=_epZTM5R1Io

http://www.oribatejo.pt/15-anos-depois-a-escola-de-desporto-de-rio-maior-chegou-a-casa-videos/

Maria disse...

Luz muito ténue para tamanha escuridão!