domingo, 28 de julho de 2013

A CRENÇA


Alguns opinadores, politólogos ou, simplesmente, palpitólogos referem com frequência problemas de comunicação por parte de Governo. Aliás estes problemas estavam, também, na origem da iniciativa dos "briefings" diários com a comunicação social pensados pelo geniozinho Poiares Maduro e assgurados pelo ajudante Lomba. Lamentavelmente a ideia morreu à nascença e assim sendo a comunicação do Governo continua estimulante.
Esta afrmação de Passos Coelho é um bom exemplo. O Primeiro-ministro "acredita" que a Constituição não impedirá os despedimentos de funcionários públicos. Creio que normas, regras e leis não são matéria de "crença" pelo que um determinado procedimento estará ou não dentro dos limites normativos do texto constitucional e não sujeito à crença que uma qualquer pessoa, mesmo o Primeiro-ministro, tenha sobre o assunto.
Aliás, usando os termos que Passos Coelho utilizou, o "que qualquer sociedade desenvolvida faz" é justamente cumprir as regras porque se rege em cada momento da sua história.
Como é evidente, estas notas não obviam a que também nos termos em que se organizam, regulam e funcionam as sociedades desenvolvidas, não se procedam a alterações nos seus quadros normativos no sentido que se considere mais adequado.
Eu acredito nisto.

Sem comentários: