segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SE PAGAR JÁ, FAZEMOS UMA ATENÇÃOZINHA

Umas das características das sociedades actuais é a inovação e a rapidez com que ela se processa, surpreendendo-nos diariamente. No Público de hoje refere-se a iniciativa da Câmara do Porto de oferecer descontos a quem pagar multas nos primeiros dias a seguir à sua aplicação. Esta oferta incide apenas sobre alguns tipos de multa, de trânsito, apesar de ser inovadora, já estava prevista na regulamentação.
Esta decisão inscreve-se na lógica bem presente nos nossos dias de seduzir o consumidor com campanhas e ofertas que, frequentemente, nos deixam intoxicados e com dificuldade em decidir tal o volume, a diversidade e as múltiplas áreas em que se desenvolvem.
Esta será uma estratégia a seguir com atenção. Na linha do que costuma acontecer seguir-se-á a criação de um Cartão Cliente de Autuado Municipal em que os pontos se acumularão proporcionando novos descontos. Este cartão juntar-se-á às dezenas de outros com que atafulhamos as carteiras. Poderá até acontecer que numa perspectiva de estímulo ao comércio tradicional se definam multas mais baixas para o período natalício.
Para os maiores utilizadores, é sempre interessante e importante distinguir os bons clientes, haverá um Cartão Gold com vantagens acrescidas, por exemplo, abrangendo diferentes viaturas. Claro que para as empresas é sempre possível a existência de um Cartão Frota que agilize e baixe os encargos com as multas, facilitando, assim, as cargas e descargas a qualquer hora do dia em ruas com imenso tráfego.
Com a relação que nós portugueses temos com o trânsito e o estacionamento proibido, e com a adesão que normalmente mostramos a campanhas e promoções, esta iniciativa da Câmara do Porto está naturalmente destinada o sucesso.

Sem comentários: