sexta-feira, 19 de setembro de 2008

UM RAPAZ CHAMADO MAU

Era uma vez um rapaz chamado Mau. Toda a gente, pequenos e mais velhos, achava o Mau o pior dos rapazes daquele bairro e daquela escola. Metia-se com todos, arranjava problemas e até com alguns dos alunos mais velhos, o Mau conseguia que o temessem. Não demonstrava ter medo de nada e procurava assustar quem lhe passava perto. Para alguns colegas, o Mau era o mais popular e admirado, para muitos outros, o Mau era temido e desgostado. Já fora castigado muitas vezes e quase diariamente passava por reprimendas, mas o Mau não parecia incomodado com isso, adoptava sempre o seu estilo de quem não tem medo de nada e se julga superior a todos.
Um dia, o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, cruzou-se com o Mau no recreio e entre duas brigas, interpelou-o, “Tu é que és o Mau?”, o rapaz olhou para ele com aquele habitual ar de desafio, “Ó velho, não se nota que sou o Mau? Que queres, vens dar-me mais uma seca?”. O Velho riu-se e disse-lhe, ”Não, tu querias que eu te desse uma seca, mas eu já não tenho secas para dar, só te queria mostrar isto que tenho aqui no bolso”. Curioso e baralhado, o Mau aproximou-se e o Professor Velho pôs-lhe à frente um espelho. Quando se viu reflectido o Mau recuou apavorado.
O Velho tinha razão, o Mau vivia cheio de medo dele próprio, e espantava o medo para cima dos que estavam à volta. Com a esperança de se livrar dele.
Alguns Maus são assim.

Sem comentários: