quinta-feira, 6 de março de 2008

GORDINHOS, MALTRATADOS E A PÉ

Segundo o relatório da Amnistia Internacional, em Portugal teremos 4 vítimas por dia de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual, o que inclui violação e abuso de crianças, jovens ou dependentes. As vítimas, maioritariamente femininas, são frequentemente menores e isto acontece num país onde, a toda a hora, se fala do supremo interesse da criança.
Dados recentes, informam-nos que somos, depois da Itália, o país da Europa com a maior taxa de obesidade infantil, que já se constitui como um sério problema de saúde pública. Há dias, vi um extremoso papá proporcionar ao querido filho, de cerca de 9/10 anos, um excelente e saboroso pequeno-almoço composto de uma latinha de coca-cola e três salgados.
Estudos da Agência Europeia do Ambiente dizem que Portugal é o país da Europa em que menos se anda a pé ou de bicicleta, certamente, porque o nosso nível de riqueza não permitirá hábitos assim tão poucochinhos.
Poderá parecer que estas coisas estão desligadas mas creio que tudo depende da qualidade da nossa educação, do que chega ao miúdo, na escola, em casa e na comunidade. Bem podem os professores, com alguma razão, protestar contra as políticas que lhes são dirigidas, mas o contrato ético que cada comunidade estabelece com cada criança que nasce, não pode deixar de ser cumprido. Ficamos sem futuro.
PS – finalmente parece haver vontade de introduzir algum imprescindível bom senso na imprescindível acção da ASAE.

Sem comentários: