domingo, 10 de fevereiro de 2008

NUNO DA CÂMARA PEREIRA, HOMEM SEM DOM

Esta é mais um bom exemplo do Portugal dos Pequeninos. Segundo o DN de hoje o deputado do PPM eleito nas listas do PSD, Nuno da Câmara Pereira, andará de candeias às avessas com o senhor D. Duarte de Bragança. Parece que a relação entre os Bragança e os Câmara Pereira até eram boas mas azedaram. Tratando-se de duas brilhantes figuras da política e da cultura portuguesas é certamente importante conhecer o motivo da zanga.
O deputado queria utilizar o título de Dom, sim isso, ser D. Nuno, mas o senhor D. Duarte enviou o pedido para o Conselho da Nobreza que o indeferiu. O deputado zangou-se. Está certo. Um homem deste calibre, com uma carreira política, profissional e cultural notável, com ideias que sempre nos espantam pela inovação e densidade, com um discurso arrebatador a que até o republicano mais empedernido tem dificuldade em resistir, não pode ver assim amputada uma peça fundamental da sua identidade, o Dom. Ainda por cima o Sr. Nuno (já viram este desagradável e plebeu tratamento) afirma que o título lhe foi concedido por D. Vasco da Gama. É decididamente trágico.
Por mim o Sr. Nuno passará a ser Dom. Passe o Senhor D. Nuno da Câmara Pereira muito bem e aceite um conselho deste seu servo, quando abrir a boca … cante, apesar de tudo é menos mau.

1 comentário:

Anónimo disse...

Até 1979 D.(?) Nuno da Camara Pereira exerceu a profissão de agricultor.
Algo não bate certo!
Vejamos:
Nuno AGRICULTOR
Vasco da Gama NAVEGADOR
D. Dinis AGRICULTOR
Não faria mais sentido ser o D. Dinis a conceder-lhe o título de DOM?
Que eu saiba o sr. Nuno C. Pereira, (S.A.?) não reside na margem Sul e as conceituadas Casas de Fados são na margem Norte.
PORTANTO NEM NO CACILHEIRO ELE É NAVEGADOR!
Saudações