quarta-feira, 28 de março de 2007

PORTUGAL, um retrato social

A RTP iniciou hoje a apresentação do trabalho “Portugal, um retrato social” da autoria do Professor António Barreto. Gostei francamente deste primeiro retrato que acompanha e reflecte de forma interessante a história das pessoas da minha geração. Achei que o escrutínio de tópicos abordados, imagens e testemunhos apresentados e a música de Rodrigo Leão compuseram um excelente trabalho que constitui um óptimo exemplo de serviço público.

Não posso deixar de sublinhar a lucidez, equilíbrio e beleza (por vezes cruel) da abordagem aos problemas dos agora chamados seniores e antes “terceira idade”. Já aqui me referi à forma como, nos últimos tempos e por razões diversas, temos vindo a lidar com os mais velhos (em O direito aos avós, O direito aos netos) e continuo a pensar que, para a dignidade da nossa cidadania, é fundamental combater o silêncio que envolve o isolamento e a luta pela sobrevivência com um mínimo de qualidade de vida de cerca de um milhão de portugueses que “usufruem” de pensões abaixo de 300 euros!!

Deve ser coincidência, mas este Retrato social surge um dia depois de um programa, também da RTP, ter promovido uma “votação” que definiu Oliveira Salazar” como o Grande Português, afinal só o homem que preparou durante 40 anos o país para o Retrato que António Barreto foi procurar há 40 anos atrás.

1 comentário:

Unknown disse...

E não é que António de Oliveira Salazar foi mesmo considerado o maior português de todos os tempos?!?! A que ponto chegou o nosso país para que mais de 40% dos espectadores "homenageiem" este homem! Pelo menos é o que a RTP afirma. Sim, pois ao que parece não há qualquer semelhança entre este resultado e o das sondagens efectuadas previamente. Ao ser verdade, qual será a intenção de divulgar tais resultados? Seja como for, só posso lamentar tal coisa! Imaginem o que aconteceria na Alemanha se em tal votação vencesse o seu "homólogo" o senhor Adolf Hitler!!! Provavelmente uma guerra civil...

Parabéns pelo blog!
Cumprimentos,
SP