segunda-feira, 5 de março de 2007

FIM-DE-SEMANA NO MEU ALENTEJO

O fim-de-semana levou-me, como sempre, ao meu Alentejo, que já conhecem, o meu Alentejo. Se calhar deveria dizer a minha semana traz-me para Almada uma vez que, como diz cantiga, já deixei o Alentejo, o meu.
Depois de tantos dias cabaneiros, soube bem apanhar um dia de sábado bem criador. Deu para fabricar a terra do pomar que já estava tapada de erva. Este ano, com tanta água, a erva vê-se crescer. O mestre Zé Marrafa pôde também arrendar as ervilhas e colher os “ortigões” dos criadores dos tomateiros. Fabricou-se um bocado de terra para plantar umas couves e os tomateiros que estão quase no tamanho certo. A batata já está a nascer e o solzinho que esteve até a puxa mais depressa para fora da terra. Ainda não conseguimos acabar de desmoitar as romaneiras nem tronchar a azinheira grande, mas os alecrins e alfazemas que faltavam ficaram postos. Nunca mais chega sexta feira para voltar ao meu Alentejo.

Sem comentários: