sábado, 29 de agosto de 2009

PROGRAMAS

Estou um bocado embaraçado. Devia interessar-me pela questão dos programas partidários, sobretudo os dos partidos que mais probabilidades terão de chegar ao poder e, portanto, decidir sobre a coisa pública, mas não consigo. O PS é governo há quatro anos com maioria absoluta e, das duas uma, ou continua a fazer o que tem feito e que nós conhecemos, ou entende fazer diferente e não se percebe porque não o fez, já que acredita ser melhor outro caminho. O PSD que ocupou o poder durante décadas, incluindo a actual líder em equipas governativas, e não realizou o que agora se propõe fazer, porque mistério o fará agora. Acresce que os programas, todos, não passam disso mesmo programas de intenções ocas, retórica e banalidades, por isso, mesmo embaraçado, não consigo interessar-me.
Mas há outros programas. Aqui no meu Alentejo, outra vez bem quente, cumpre-se o programa. Nesta altura do ano, com o aproximar das festas da Senhora D’Aires começa a caiação. Hoje, no cumprimento do programa dos sábados, bica no Central, os jornais na D. Inácia e as compras no Horácio, deu para ver como variadíssimas pessoas caiavam as casas, alindando-as para as festas. Esta brancura nas casas, com a barra de cor, aqui predomina o amarelo, faz parte do meu Alentejo.
Ainda há programas que se cumprem.

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

Começando pelo teu Alentejo, é linda a tradição da caiação, que dá às casas o ar das almas lavadas...
Quanto aos programas partidários, não creio neles pois "eles" tudo farão para nos "cantarem a canção do bandido"...Por acaso reparou que a drª ferreira leite, naquilo que leu do seu "programa" nem sequer uma palavra tem para os idosos e os serviços sociais, em geral?
Abraço de lusibero