sábado, 15 de agosto de 2009

MANTENHA-NOS EMPREGADOS, COMPRE O QUE PRODUZIMOS

A propósito dos números trágicos do desemprego, matéria que recorrentemente aqui abordo, algumas notas sobre a economia. Não sendo, nem de longe nem de perto, especialista nestas matérias, não me parece grave o atrevimento pois, os supostos especialistas em economia fizeram o excelente trabalho a que estamos a assistir.
Ao que os números evidenciam, o desemprego afecta sobretudo o mundo das pequenas e médias e empresas. Assim sendo, um pilar essencial da defesa e promoção do emprego é justamente a saúde destas empresas de menor dimensão. Sabemos também que um dos grandes problemas da nossa economia é o abaixamento significativo das exportações. Nesta conjuntura talvez não fosse descabido concertar estes dois eixos, ou seja, tentar compensar o abaixamento das exportações e diminuir a importação, logo o défice comercial, fomentando a compra de produtos transformados ou fabricados em Portugal o que, creio, defenderia o funcionamento das pequenas e médias empresas que transforma e produzem bens e produtos. Ainda nos últimos dias assistimos aos problemas dos pequenos produtores de leite que não vêem os seus produtos escoados porque algumas grandes superfícies importam leite, ao que parece, de qualidade inferior.
Também sei dos riscos do proteccionismo e não é isso que defendo, trata-se apenas de enquanto consumidores podermos ter uma atitude de análise de preços e origem e, sempre que possível e compensador, comprarmos o que é produzido ou transformado em Portugal. Creio que se assim procedêssemos de forma generalizada, se poderia apoiar a defesa e promoção do emprego nas pequenas e médias empresas.
Se vos parecer razoável, sempre se pode experimentar. Se vos parecer disparatado, podem escolher, não percebo nada de economia, o calor não ajuda ou será mais uma asneira da silly season.

Sem comentários: